terça-feira, 31 de março de 2009

Psicologia do desenvolvimento/ Educação

Com toda a certeza, já todos nos perguntamos porque as crianças de hoje são mais inteligentes, ou porque aprende muito mais rápido, ou ainda, ”parecem que nascem ensinadas”, quantos de nós não usou esta frase ao percebermos o quão rápidos são os nossos filhos ao mexer num aparelho informático, por exemplo, o computador, o telemóvel todo ” xpto”, ( se me é permitido o uso do termo), ou até mesmo um comando, claro falo de crianças com 2-3-4 anos, uma faixa etária que mais notamos o seu desenvolvimento diário. Estes exemplos não passam de concepção inata, a utilização da inteligência como dom natural, que pretende opor a uma concepção construtiva e interaccionista, ou seja, as crianças desenvolvem e constroem a sua inteligência através de um processo que estabelece com os seus educadores.


Lev Vigotsky (1896-1934) cientista que desenvolveu a Teoria Socio-cultural do desenvolvimento cognitivo em que diz que as mudanças históricas na sociedade e na vida material produzem mudanças na natureza humana.
Vigotsky aborda o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientação, ao analisar a participação do sujeito nas actividades sociais propõem que o desenvolvimento não preceda à socialização, antes pelo contrário, as estruturas sociais e as relações sociais levam ao desenvolvimento das funções mentais.

Ainda, segundo Vygotsky, a aprendizagem na criança podia ocorrer através
de Jogos, brincadeiras, da instrução formal, poderia até ocorrer entre um colega e outro mais experiente.
Vive-se actualmente uma distorção muito nítida nas relações entre meios e fins ou objectivos do ensino e da aprendizagem, sendo a avaliação do rendimento dos alunos considerada, pela importância que lhe é atribuída, como um verdadeiro, ou até exclusivo da prática pedagógica em vez de ser percepcionada e vivida como um meio auxiliar ou um instrumento mediador de regulação, de aperfeiçoamento e de adequação das actividades de ensino e de aprendizagem relativamente aos objectos de desenvolvimento global dos alunos (Abreu, 1991).
O processo de mediação consiste na ligação duas estruturas, uma social e outra pessoalmente construída, através de instrumentos ou sinais. À medida que os sinais culturais vão sendo assimilados pelo sujeito, este vai adquirindo a capacidade de uma ordem de pensamentos mais elevada. Assim sendo, não só os professores tem de estar de forma enquadrada com as ferramentas que podem utilizar, como saber explicar o seu funcionamento, caso contrário arriscar-se-ão a que sejam os alunos a corrigi-los.
Com cem anos de distância, podemos assim confirmar o que Vygotsky havia dito, ou seja, os nossos filhos tem ferramentas de trabalho e de aprendizagem que nós não tínhamos, assim como muitas outras crianças de sítios mais distantes e longínquos ainda não tem. É muito mais fácil para os nossos filhos entenderem o que é um computador, por exemplo, que uma criança de uma aldeia onde só agora chegou a televisão. Logo aí a interacção com o meio que a rodeia vem provar que o seu desenvolvimento cognitivo passa também por aqui.

Ora, este pensamento vem de certo modo contraria Piaget, para este a criança constrói a compreensão do mundo e o conhecimento sozinho, Vygotsky vê o desenvolvimento cognitivo dependendo mais da interacção com as pessoas e os instrumentos que rodeiam a criança, podendo ser a caneta, o papel, o computador, ou símbolos, sistemas matemáticos, signos, em suma tudo o que faz parte do mundo da criança.

Por outro lado se para a psicologia do desenvolvimento é primordial compreender o Homem em todos os seus aspectos desde o nascimento até à idade adulta, e se nós, seres humanos somos o resultado de o desenvolvimento de uma célula, logo quando um feto está já no sétimo mês de gestação o seu desenvolvimento a nível físico está completo, será que o desenvolvimento cognitivo não começa logo na primeira divisão desta célula??? Pois são perguntas assim que nos deixam sem saber responder, por enquanto. Que também é uma realidade que as gerações são cada vez mais desenvolvidas, isso é.
Bibliografia:
Textos de apoio à unidade curricular.

1 comentário:

  1. José Mário Neves05/05/09, 15:48

    Muito bom minha boa amiga,estás no caminho certo e a prova disso é o excelente trabalho que tens feito e que eu tenho a honra e orgulho de acompanhar.

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