quinta-feira, 2 de abril de 2009

"Do trabalho e da experiência descobriu o Homem a ciência"

Diz-nos a sabedoria popular e segundo a crença, não se engana, se bem que por vezes não é bem assim…
O Homem desde sempre procura o seu bem-estar físico e mental, e para isso, teve que trabalhar, e foi através do trabalho e das várias maneiras de o executar que proferiu o que mais lhe agradava e menos esforço físico o fazia despender, e é ao realizar estas pequenas experiencias que ele aperfeiçoa o método do seu trabalho. Assim sendo, temos método de trabalho, experiencia e resultado final a que se dá o nome de Ciência.
Ao procurar o sem bem-estar o Homem, procura também estar um passo á frente da ciência.

Neste contexto, o Homem utiliza o senso comum, que ao longo da sua existência irá de certa forma ser o seu melhor aliado, ou não, pois muitas tomamos o exemplo de um vizinho que, por algum motivo não gostava de outro, era natural que o bom senso aqui não iria imperar, pois se não havia uma boa relação. No entanto não deixa de ser verdade que são estas crenças e a utilização das mesmas que nos regulam nas interacções sociais.
O senso comum é um saber que está presente em todas as sociedades e em todos os indivíduos (todos são dotados de senso comum) …
O senso comum, enquanto princípio de sociabilidade, constitui o acordo mínimo exigível para que qualquer sociedade funcione como tal; ele assegura a coesão indispensável para que se possa falar de comunidade e de vida colectiva.
Ele é princípio de equilibração, essencial a toda a sociedade, entre a dimensão do indivíduo e a dimensão do colectivo ou dito de outra forma, da sujeição do indivíduo às normas da vida colectiva.
O senso comum é também o senso tradicional. Costumamos dizer: "sempre foi assim" para justificar um procedimento que nos critica.
O senso comum transporta e naturaliza um conjunto de convenções implícitas ou intrínsecas ao agir humano colectivamente dimensionado. Neste sentido, ele é conducente ou solidário de uma aceitação que assinala uma passividade inerente e indispensável face às exigências práticas e pragmáticas da vida. Como se adquire o senso comum? Ele é fruto da aprendizagem e educação que espontânea e/ou institucionalmente recebemos enquanto membros de uma comunidade."
Com este pequeno texto, é nos dado uma elabora explicação do senso comum e o desenvolver da sociedade, bem como a forma que ele nos molda o pensamento. O senso comum tem por base a Razão e a Moral e deste modo, utilizando dois conceitos tão empíricos não dando muito acesso a aberturas na sociedade, ou vejamos o exemplo de relações homossexuais vistas aos olhos da sociedade e de uma sociedade com características tão conservadoras, como a nosso, detonando-se já alguma alteração nas gerações mais novas, pois a sociedade é feita por Homens e estes tem o poder de alterar convicções.
Bibliografia:
Textos de apoio à Unidade Curricular (Pag. 17 e 18)
http://www.espanto.info/av/sc.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário